terça-feira, 29 de junho de 2010

Saída da Itália e a Croácia

É, depois de Veneza e Cinque Terre, eu achava que ia ser difícil bater a Itália... mas que nada! A Croácia é o país mais bonito que eu já conheci. Juro.

Bem, vamos começar do começo. Sexta passada, dia 25, tomei o trem às 5h15 da manhã de Riomaggiore pra La Spezia, de onde partiria meu trem pra Parma, às 6h20. Êta horário ingrato... tudo por conta de uma suposta greve que existiria e até agora eu não consegui entender direito. Mas, como é melhor prevenir, cai da cama com as galinhas. Enfim, depois de três trocas de trem (Riomaggiore - La Spezia; La Spezia - Parma; Parma - Ancona), cheguei a Ancona a tempo de encontrar com o pessoal pra almoçar e ver o jogo do Brasil depois. Bebeto, Paula e Tereza já estavam no porto e fui almoçar com eles. Bom demais encontrar a família depois de tanto tempo. Depois do almoço, malas pra cima e pra baixo, conseguimos arrumar uma televisão pra ver o sofrido empate do Brasil com Portugal. Final do jogo, chega Tia Ana e Mário e é hora de embarcar no ferry com destino a Croácia. A travessia dura a noite inteira, o ferry é enorme mas a cabine é minuscula. Bem, ao menos temos onde dormir, porque muita gente paga só a passagem e dorme pelos bancos nas áreas comuns. Acordamos já em Split. A cidade é linda, linda, linda. A água do adriático é transparente e o mar não tem ondas, praticamente uma piscina.

Como o check in só poderia ser feito depois das duas da tarde, ficamos passeando pela cidade velha. Fizemos um tour de Segway! Sempre quis andar naquele treco e com a vista do alto de Split, então, foi perfeito! Depois de muitos cafés em busca de energia extra, finalmente chegou a hora do check in e tcharam! Nosso flat era longe pra caramba, no alto de um morro. O bom é que era numa área residencial, já tava me sentindo praticamente uma croata, mas minhas pernas não ficaram muito felizes, não!

Sábado passamos o dia numa ilha chamada Trogir, uma cidadezinha medieval toda murada, e domingo passamos o dia em Hvar, também uma ilha medieval. Pras duas, tomamos um barco saindo de split. As duas charmosissímas, mas Hvar tem praias e um clima bem mais agradável que Trogir, que é uma área mais comercial enquanto que Hvar é mais turístico, além de ter mais belezas naturais - o mar, as ilhotas em volta, as praias...

Domingo a noite tava todo mundo numa tensão só por conta do jogo do Brasil com o Chile. Não távamos muito confiantes da vitória e ficamos todos muito alegres mesmo com o resultado. Foi uma farra enorme, tenho certeza que os croatas nunca viram tantas doidas juntas! Hoje de manhã partimos em direção a Dubrovnik. O caminho Split-Dubrovnik é a coisa MAIS LINDA que eu já vi. A vista é linda o caminho inteiro. Depois de cada curva, uma nova surpresa. A cor do mar é incrível, os tons de verde das árvores, os tipos de folhas... indescritível. Indescritível mesmo, até agora tô extasiada.
Ah, finalmente tô hospedada em um hotel de verdade! Antes tava sentindo falta da mordomia, mas aqui sinto falta do agito dos albergues. Nunca tô satisfeita, não tem jeito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário