segunda-feira, 5 de julho de 2010

Zagreb

Zagreb é a capital da Croácia e tem 1 milhão de habitantes. Fez parte do Império Austro-hungaro e, portanto, segundo disseram, as construções são semelhantes a Viena e Budapeste. É uma cidade grande, com tudo que uma cidade grande precisa ter, mas sem ser grande demais. É dividida em cidade antiga e nova Zagreb e a parte antiga é bem charmosinha, com praças e muito verde. A parte nova é igual a Brasília, me senti em casa! Ruas largas, prédios baixos, entradinhas iguais às das quadras.

Fiquei hospedada na parte antiga e conheci um bocado de gente daqui mesmo, o que é excelente porque aprendi um pouquinho dos hábitos deles. Logo no primeiro dia, graças ao Couchsurfing, conheci um croata que havia morado no Brasil. Depois daquele triste jogo, saímos pra passear pela cidade e ele me mostrou toda a parte antiga. A noite, sai com um casal daqui pra conhecer os bares e a vida noturna de Zagreb. Uma coisa curiosa aqui é que os bares nunca têm comida, só bebidas e cafés. Pra ficar bêbada...
Fui a um parque chamado Piltvice Lakes, uma área de preservação ambiental e com muitas cachoeiras e lagos de uma cor incrííível. Avatar poderia ter sido filmado ali... A Croácia é linda!!! A única coisa ruim é que nesse parque não é permitido entrar na água. Disseram que tem outro parque parecido com esse e onde é possível nadar. No parque, há uma longa trilha. Caminhar = pensar. Foi um dia inteiro pensando na vida, repensando e pensando de novo. No final, a trilha que deveria ser feita em umas 6 horas, eu terminei em menos de 4 horas. Ansiosa, eu?
A noite, muitas cervejas e papos agradáveis com uma italiana e um canadense que conheci no albergue. Dia perfeito!

Hoje andei pela cidade com uma amiga croata da minha tia e foi bom pra conhecer mais um pouquinho sobre a vida deles e os hábitos. Já já embarco pra Liubliana, Eslovênia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário